terça-feira, 15 de outubro de 2019

26 out, 16h: Happy Hour Literário - Sigmund Freud



O happy hour literário sobre Freud que aconteceu em julho foi tão instigante que deixou nos participantes presentes um desejo de "quero mais", assim, excepcionalmente, vamos realizar um segundo encontro sobre Freud. Se você perdeu o primeiro encontro, aproveite para vir nesse!!

"Meodeeeoooosss, mas como vocês vão resumir o pensamento do Dr. Freud em três horinhas de bate-papo?"

Spoiler: Esqueçam, mores, isso seria impossível. Mas não poderíamos também deixar passar batido pelas nossas queridas rodas de conversa um pensador que tanto alimentou o imaginário ocidental no último século, e que foi considerado pela escritora austríaca Elfriede Jelinek, um dos "escritores mais significativos do idioma alemão".

Partindo do Conceito do Inconsciente e da oposição freudiana fundamental entre Princípio do Prazer x Princípio da Realidade, nós tivemos a ajuda da querida Thamar de Araújo para montar uma lista de textos básicos para quem tem vontade de conhecer melhor a obra do pai da psicanálise para vir participar do nosso papo, e que têm tudo para alimentar uma discussão bem interessante.

Vamos falar de Sigmund Freud?

De Freud, S. "Obras Completas":

* As pulsões e seus destinos - 1915
* Formulações sobre os dois princípios do funcionamento mental - 1911
* A interpretação dos sonhos - 1900
* Além do princípio do prazer - 1920

Além, é claro, de "Vocabulário de Psicanálise", de Laplanche, J.; Pontalis, J., um dicionário que serve como excelente material de apoio para quem pretende iniciar um passeio pela obra desse pensador.

Boa leitura a todos, e #vemprabiblioteca
Nenhum comentário
Postar um comentário