sexta-feira, 6 de setembro de 2019

28 set, 16h: Happy Hour Literário - Raduan Nassar



Genialidade concentrada, existe isso? Mesmo tendo tido apenas três livros publicados (o romance Lavoura Arcaica e a novela um Copo de Cólera, ambos adaptados para o cinema, e o livro de contos Menina a Caminho), Raduan Nassar é respeitado como um dos grandes escritores brasileiros.

Publicada também em Portugal, Inglaterra, Espanha, Alemanha, França, México e Croácia, a literatura de Nassar impacta pela sua densidade poética e pela maneira como costura os meandros das relações pessoais às imposições sociais determinadas pelo peso da tradição cristã, do patriarcado, do trabalho e das interdições sobre o indivíduo.

Nascido de uma família de origem libanesa e criado no interior de São Paulo, o autor recebeu prêmios literários de peso como o Jabuti e o Camões, e, recentemente, teve "novos" contos (escritos na verdade na década de 1970 e publicados na revista literária Escrita) descobertos sob o pseudônimo juvenil de João Severo.

Vamos falar de Raduan Nassar?

Para quem quiser ter uma palinha antes de mergulhar de vez no universo literário do autor, vale a pena dar uma olhada nessa compilação de artigos e entrevistas com Raduan e sobre Raduan da Revista Cult : https://revistacult.uol.com.br/home/tag/raduan-nassar/

E tem também o artigo sobre os textos recém-descobertos, que ele escreveu sob pseudônimo, aqui: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2019/01/raduan-nassar-teve-pseudonimo-na-juventude-mostra-acervo-de-revista.shtml

Boa leitura a todos, e #vemprabiblioteca
Nenhum comentário
Postar um comentário