Roteiro de Turismo Solidário das Ilhas da Barra da Tijuca
Na região oeste do Rio de Janeiro, às margens da Lagoa da Tijuca, situa-se um conjunto de ilhas habitadas por moradores que convivem em um ambiente pacato em meio à agitação da cidade. Elas fazem parte de um ecossistema que abriga espécies da fauna e da flora local, mas que se encontra ameaçado com a poluição de suas águas.
Nos últimos anos, o turismo se tornou uma fonte alternativa de geração de renda para os habitantes das ilhas. Com o aumento do número de visitantes, alguns moradores da região começaram a se mobilizar para estimular uma nova forma de turismo, que incentiva a interação do visitante com a comunidade local e com o meio ambiente.
O roteiro de Turismo Solidário das Ilhas da Barra da Tijuca é uma iniciativa da Rede Brasilidade Solidária, projeto de extensão universitária da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), cujo objetivo é promover o turismo solidário.
Visite o site do projeto: www.brasilidadesolidaria.com.br
O Turismo Solidário
O turismo solidário surgiu nas últimas décadas como uma forma alternativa de pensar e fazer turismo. O turista solidário é o tipo de visitante que deseja interagir com o destino, estreitar relações com os moradores, participar de atividades realizadas na comunidade e contribuir para o desenvolvimento da economia local.
Segundo Rafael Fortunato, coordenador do curso de Turismo da UERJ, “essa modalidade de turismo se caracteriza basicamente pelas iniciativas das associações de moradores em criar redes de solidariedade entre os habitantes de locais menos abastados que mostram seus valores e sua cultura aos visitantes. Nesse processo, há geração de renda complementar, resgate de autoestima e troca de experiências com os turistas”.
Como Chegar
As Ilhas da Barra da Tijuca se localizam na porção leste do bairro. A entrada principal de acesso às Ilhas é feita pela Estrada da Barra da Tijuca, no Ponto de Barcos, dentro do estacionamento do La Isla Beach Club. O transporte é pago e realizado em embarcações. Informe ao barqueiro em qual ilha deseja desembarcar.
Atrativos
1 - Espaço Semear
Espaço de incentivo à leitura visando a educação integral, a cultura e às práticas ambientais para a sustentabilidade.
Produtos e serviços solidários
Heranças da Nona, Ateliê Zizylily, Brechó da Biblioteca, Simples e Natural e Hospedaria Solidária
Endereço: Rua Marina dos Coqueiros, Casa 8.
Ilha Primeira, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)
Horário: Terça a sábado, de 09 h às 19 h
Site: www.espacosemear.com.br
Celular: (21) 99513 - 6156
2 - Farmacinha de Ervas
Farmacinha da raizeira Clarice Souza, uma das primeiras moradoras da Ilha da Gigóia.
Produtos solidários
Venda de remédios naturais para tratamento da bronquite, vitiligo, sinusite, câncer e garrafadas para artrite, artrose, osteoporose, esgotamento físico, anemia.
Endereço: Alameda das Flores 31 A.
Ilha da Gigóia, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)
Horário: Terça a domingo, de 09 às 22h
Cel: (21) 991100-8573